A quebra da safra de cana-de-açúcar em 2011 fez sua primeira "vítima". A usina Albertina, de Sertãozinho (333 km de SP), anunciou ontem o fim das atividades e a demissão de 1.200 funcionários.
O fechamento da empresa é uma das consequências da homologação pela Justiça do arrendamento de 8.000 hectares de cana-de-açúcar da Albertina para a multinacional LDC-SEV Bioenergia.
A Albertina já havia sofrido um duro golpe na crise econômica de 2008, quando viu a dívida avaliada em US$ 100 milhões disparar devido à cotação do dólar. Isso a levou naquele ano a um processo de recuperação judicial.
Desde então, a usina mantinha os compromissos financeiros e pagava aos credores em dia, segundo a empresa. Em outubro passado, após uma quebra de 30% na produção de cana, a empresa teve que apresentar opções ao plano de recuperação judicial e começou a vender os ativos móveis, como tratores.
Agora, arrendou a terra e não terá produção própria em 2012. A Albertina deixa de operar pelas próximas 12 safras, segundo a companhia.
07/02/12 - Elida Oliveira
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.